sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Luz acaba no dia do aumento da tarifa de energia



O apagão na madrugada de hoje ocorreu no mesmo dia em que a tarifa de energia aumenta para 165 mil consumidores da Paraíba, um dos oito Estados nordestinos afetados pela falta de luz.
O aumento na tarifa dos serviços da Energisa Borborema foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e deve ser de 14,92% para consumidores de energia de baixa tensão (como casas) e 13,22% para os consumidores de energia de alta tensão (como indústrias).
O reajuste atinge seis cidades do Estado, como Campina Grande (135 km de João Pessoa) e entorno.  A Aneel diz que o reajuste é anual e está previsto nos contratos de concessão. Segundo a agência, o cálculo do reajuste é feito com base na variação de custos que a empresa distribuidora de energia teve durante o ano anterior --os quais incluem índices inflacionários como o IGP-M--, entre outros encargos de transmissão e compra de energia.
Além da Paraíba, algumas cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo também terão aumento na tarifa de energia. O reajuste vale para cerca de 464 mil consumidores nesses locais.
BLECAUTE
O blecaute ocorrido entre a noite de quinta (3) e a madrugada desta sexta-feira afetou oito Estados da região Nordeste.  O blecaute foi provocado pelo desligamento simultâneo de seis linhas de transmissão de 500 KV que alimentam a região, de uma subestação em Pernambuco e do sistema de geração das usinas de Paulo Afonso, na divisa dos Estados da Bahia e Alagoas, e de Xingó, entre Alagoas e Sergipe.
Segundo o diretor-geral da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, o motivo do desligamento ainda é desconhecido, mas pode estar ligado a uma falha no sistema de proteção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário