sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sindicato da Agricultura Familiar Regional do Congo é titular no Comitê de Bacia do Rio Paraíba

Em plenária realizada no auditório da Câmara de vereadores de Monteiro na ultima  Quinta - Feira dia 22 de setembro, reunira-se os representantes das entidades da Sociedade civil habilitadas a participar do processo eleitoral de escolha de membros titulares e suplentes no comitê de bacia do rio Paraíba foi aprovados os as seguintes entidades.


Titular : Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Congo, Camalaú, São João do Tigre e Sumé
Suplente: Sindicato dos servidores municipais da Região do Cariri Paraibano
Titular : Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camalaú
Suplente: Associação Comunitária Joaquim Barbosa de Sales
Titular : Sindicato dos Trabalhadores Rurais São Sebastião do Umbuzeiro
Suplente: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monteiro
Os membros efetivos e suplentes serão nomeados pelo governador em solenidade a ser realizada em Campina Grande no próximo dia 30 de setembro de 2011.

Fonte: Ascom SINTRAF REGIONAL CONGO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CONGO/PB



A população do Congo compareceu em bom número de pessoas ao longo de todo o dia de quarta-feira, dia 21 de Setembro, Dia Nacional da Árvore.
O evento foi marcado, ainda, por sua diversidade temática, uma vez que diversas palestras foram proferidas e inúmeras apresentações culturais.
O I Seminário de Educação Ambiental do Congo foi aberto com a benção de sementes e mudas, que posteriormente foram distribuídas entre os participantes; seguiu com a inscrição dos participantes, apresentação do Grupo de Bacamarteiros e com uma caminhada por algumas ruas da cidade.
Já em outro ponto, no Centro de Convivência do Idoso do Congo, logo apos a caminhada  foi servido um café da manhã com um cardápio bastante variado e, dando sequência aos trabalhos, foi aberto o ciclo de palestras, com a participação de representantes da UFCG, Projeto Dom Helder, Emater,Prof. Daniel Duarte.
O dia contou ainda com apresentações de grupos de capoeira, coco de roda, voz e violão e uma exposição de trabalhos de artistas e artesões locais.
Dentre as palestras, o professor e caririseiro, Daniel Duarte, fez uma belíssima explanação sobre a atual situação do Meio Ambiente no Semi Árido Nordestino, em especial na região do Cariri, mesclando com muita poesia, causos e contos, que tinham por finalidade maior chamar a atenção da população para as lições de preservação que ele estava passando e que são algumas das que compõem a receita da preservação e conservação do Meio Ambiente como um todo.
AO final o prefeito Dr. Romualdo e o Padre Jose de Sousa Agradeceram a população que estiveram presentes e aos palestrantes que fizeram o sucesso do I Seminário de Educação Ambiental do Congo, sendo formada uma comissão para formular o regimento interno do Conselho Municipal de Meio Ambiente do Congo.

domingo, 18 de setembro de 2011

Mais um comunidade é atendida com "despolpagem" de milho no Munícipio do Congo-PB


Neste Domingo dia 18 de Setembro foi a vez dos Agricultores Familiares da  comunidade Santa Rita de Cima fazer a debulhagem do milho em mutirão os agricultores familiares de reuniram e fizeram o trabalho logo bem cedo, com os grãos todos ensacados os agricultores agora já se preparam para o ano que vem para um novo plantio.