segunda-feira, 27 de abril de 2015

ALUNOS ESPECIAIS TÊM SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


O Prefeito do Município do Congo Dr Romualdo Quirino, juntamente com o  Secretario de Educação Allisson Sales inauguraram o espaço nesta sexta-feira (24) na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo – PB a sala de atendimento educacional especializada.


Alunos especiais têm sala de atendimento educacional

          O Atendimento Educacional Especializado foi criado para dar suporte aos alunos deficientes para facilitar o acesso ao currículo, a partir do Decreto nº 6571, de 17 de setembro de 2008 que diz: A União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na forma deste Decreto, com a finalidade de ampliar a oferta do Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública do ensino regular.
        O AEE é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Ele deve ser articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula do ensino comum.
O projeto receberá aproximadamente 40 alunos especiais que participam de atendimento de duas horas em média em dias alternados. Os atendimentos tiveram  início em maio deste ano para acompanhar e estimular alunos com deficiências auditiva, visual, física e intelectual, com o apoio de monitores.
       Ainda de acordo com a diretora da EMEFC Evany Carvalho, também oferece todo o suporte necessário para que as crianças especiais participem das aulas. Todo aluno que frequenta as salas multifuncionais e de apoio pedagógico da Rede Municipal e Estadual são transportados por veículos da frota municipal, acrescentou a diretora.
      Todo este trabalho é desenvolvido e amparado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e
conta com duas professoras especializados na área de Educação Especial, que são:  Francialine Sales e Lenadra Moura


Fonte e Fotos: Congo Noticias