segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lideranças de 16 Estados participam de capacitação sobre Cooperativismo Habitacional em Chapecó

Lideranças sindicais e cooperativistas, além de técnicos de diversas áreas de atuação, vindos de 16 Estados Brasileiros (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Paraná) estão em Chapecó participando do curso sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais.
A abertura oficial do evento ocorreu nesta manhã. O curso acontece na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC – entre os dias 24 a 27 de outubro.
 Dentre os objetivos principais do curso está capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitam o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação e ainda qualificar tecnicamente as equipes visando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do Brasil.
Durante toda a semana serão abordados assuntos como a organização social e sindical, a importância da agricultura familiar, as políticas públicas, a habitação rural, o cooperativismo: conceitos e origens e a necessidade de uma equipe técnica qualificada, entre outros.
O evento é organizado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e tem o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf Brasil e Fetraf-Sul/Cut).

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperhaf

Unidade da AACD será construída em CG



Campina Grande terá uma unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O anúncio oficial foi feito no encerramento do programa Teleton 2011, por volta das 11h30 (horário local), deste sábado, 22, pelo apresentador Silvio Santos e o presidente da instituição, Eduardo Carneiro..
Silvio Santos chamou ao palco do Teleton o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, para participarem do anúncio. Ricardo entregou ao presidente da AACD cópia do projeto de lei que estará enviando amanhã à Assembléia Legislativa, autorizando o Governo do Estado a fazer a doação da área onde será construída a unidade em Campina Grande. 

CARIRI OCIDENTAL REALIZARÁ SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PNAE


O Ministério do Desenvolvimento Agrário / MDA e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial / SDT conjuntamente com a Coordenação Territorial do Cariri Ocidental, Base de Serviço a Comercialização / Coopagel e Projeto Dom Helder Câmara, socializa que estará sendo realizado na cidade de Monteiro, próximo dia 25 de outubro, o Seminário de Monitoramento de Execução do PNAE do Cariri Ocidental Paraibano, com objetivo de identificar os avanços do Programa de acordo com Lei nº 11.947/2009, Art. 14 relativo à compra do percentual obrigatório da alimentação escolar aos agricultores e agricultoras familiares, como também apontar os entraves para execução do mesmo e propor encaminhamentos para continuar avançando.

Estão sendo convidados (as) a participar deste seminário, secretários (as) de educação e agricultura dos municípios do território do Cariri Ocidental, nutricionistas, diretores (as) de escolas estaduais, extensionistas, entidades da sociedade civil, agricultores e agricultoras familiares, associações rurais, cooperativas, Sindicatos, CMDRSs, CAEs, merendeiras entre outros.

Com Ascom