quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Oliveira de Panelas tem presença confirmada no Festival de Violeiros em Monteiro

O 27º Festival de Violeiros do Cariri Paraibano terá a presença de grandes nomes da poesia popular nordestina. O evento acontecerá no dia 25 de fevereiro (sexta-feira), inserido no II Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, promovido pela Prefeitura de Monteiro com apoio do Banco do Nordeste, Sebrae, UEPB e outras entidades.


Entre as atrações confirmadas no Festival de Violeiros está o repentista Oliveira de Panelas, considerado como um dos mais conceituados da atualidade, que fará uma apresentação com ´As mais belas canções da cantoria`.

O show de Oliveira de Panelas – Voz e Violão será um momento especial, quando acompanhado de um solista no violão, o poeta cantará belíssimas canções que são sucesso e que foram gravadas por vários intérpretes. Dono de uma voz forte e afinada, ele foi considerado um renovador da cantoria pelos temas modernos abordados e pela técnica usada na sua arte de fazer versos.

“Oliveira já participou em cerca de 300 Festivais de Cantoria do repente, sendo classificado em primeiro lugar em 185 deles. Cantou para presidentes de países estrangeiros a exemplo: de Mário Soares e Fidel Castro e outros presidentes brasileiros, além de várias personalidades do mundo artístico, político e social. Cantou para o Papa João Paulo II e pelo menos três vezes cantou para o cantor Roberto Carlos. Já se apresentou em todo país, representando o Nordeste, foi jurado convidado pela Rede Globo, no Festival MPB-SHELL, tendo seu nome alinhado aos melhores músicos brasileiros”, comentou Simorion Matos, coordenador do Festival.

O secretário de Cultura e Turismo de Monteiro, Edcarlos Farias, informou que a prefeita Edna Henrique já convidou para o Festival de Cultura Popular o governador Ricardo Coutinho e o Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Símbolos Oficiais da Paraíba



A bandeira da Paraíba foi adotada pela Aliança Liberal em 25 de setembro de 1930, por meio da Lei nº 704, no lugar de uma antiga bandeira do estado, que vigorou durante quinze anos (de 1907 a 1922). A bandeira foi idealizada nas cores vermelha e preta, sendo que o vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com a morte de João Pessoa, presidente do estado em 1929 e vice-presidente do Brasil em 1930, ao lado do presidente Getúlio Vargas. 

A palavra "NEGO" que figura na bandeira é a conjugação do verbo "negar" no presente do indicativo da primeira pessoa do singular (era ainda utilizado com acento agudo na letra "e", isto quando foi adotada a bandeira em 1930), remetendo à não aceitação, por parte de João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís. Posteriormente, em 26 de julho de 1965, a bandeira rubro-negra foi oficializada pelo governador do estado, Pedro Moreno Gondim, através do Decreto nº 3.919, como "Bandeira do Négo" (ainda com acento agudo na letra "e"), em vigor até os dias atuais. 

O preto ocupa um terço da bandeira; o vermelho, dois terços. 
O Brasão da Paraíba foi oficializado pelo Presidente da Província da Paraíba, Castro Pinto (1912-1915). Ele é usado como timbre nos papéis oficiais. Observando-se seu desenho, vê-se que é formado por três ângulos na parte superior e um na parte inferior. Contém estrelas, que respeitam a divisãoadministrativa do Estado. No alto, uma estrela maior, com cinco pontas e um círculo central, onde se vê um barrete frígio significando liberdade. 

No interior do escudo, há duas paisagens: um homem guiando o rebanho (sertão) e o sol nascente (litoral). Circundando-o, encontra-se uma ramagem de cana-de-açucar à esquerda, e à direita, uma de algodão. As duas ramagens são presas por um laço, em cujas faixas está inscrita a data de fundação da Paraíba: 5 de agosto de 1585. 



Hino
  Letra de: Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo (1856-1916)
Música de: Abdon Felinto Milanez (1858-1927)
Apresentado pela 1ª vez em 30/06/1905


Salve, berço do heroísmo,
Paraíba, terra amada,
Via-Láctea do civismo
Sob o Céu do Amor traçada!

No famoso diadema
Que da Pátria a fronte aclara
Pode haver mais ampla gema:
Não há Pérola mais rara!

Quando repelindo o assalto
Do estrangeiro, combatias,
Teu valor brilhou tão alto
Que uma Estrela-parecias!

Tens um passado de glória,
Tens um presente sem jaça:
Do Porvir canta a vitória
E, ao teu gesto-a Luz se faça!

Salve, ó berço do heroísmo,
Paraíba, terra amada,
Via-Láctea do civismo
Sob o Céu do Amor traçada! 



Informações adicionais 



  • UF: PB
  • Região: Nordeste
  • Capital: João Pessoa
  • Área: 56.469,466
  • População: 3.766.834 hab
  • Nº Municípios: 223
  • WebSite: http://www.paraiba.pb.gov.br

PSB declara apoio para o PT à presidência da Câmara dos Deputados


O anúncio oficial de apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à candidatura de Marco Maia à Presidência da Câmara aconteceu na segunda-feira (17), em Recife, Pernambuco. O Presidente Nacional do PSB, governador Eduardo Campos, e o líder do partido na Câmara, Rodrigo Rollemberg, destacaram o compromisso de Marco Maia em garantir o espaço na Mesa Diretora para os partidos mais votados nas últimas eleições como fator determinante para a decisão da sigla. O PSB elegeu 34 deputados federais.
“O compromisso de Marco Maia com a proporcionalidade foi fundamental para que o PSB definisse seu apoio e isso será muito bom para a política nacional. Marco Maia na Presidência é a garantia de uma pauta equilibrada e responsável para os estados e certamente serão discutidos temas de interesse do povo brasileiro”, disse Eduardo Campos. Rodrigo Rollemberg, que se elegeu senador pelo Distrito Federal acrescentou: “Foi um nobre ato o PT de Marco Maia abrir mão de uma vaga na Mesa Diretora para a participação do PSB.”
Participaram do encontro deputados federais de vários partidos, como Ana Arraes (PSB), deputada mais votada por Pernambuco, Inocêncio de Oliveira (PR), atual 2º Secretário da Mesa, Eduardo da Fonte (PP), nome indicado pelo partido para ocupar acento na Mesa, além do atual líder do PT na Câmara, Fernando Ferro, e de Maurício Rands (PT), Anderson Ferreira (PR), Carlos Eduardo Cadoca (PSC) e Eduardo Gomes (PSDB/TO). (fonte assessoria Marco Maia)

Final do Campeonato Municipal do Congo

    
Aconteceu na tarde do domingo (16) a final do campeonato Municipal do Congo edição 2010, entre as equipes de KEROZENE FUTEBOL CLUB E TAPERA FUTEBOL CLUB a partida aconteceu no Estádio Municipal o Lolão  com a presença incentivadora das  torcidas, as duas equipes jogaram um bom futebol terminando empatados em 0 X 0  sendo a tapera campeão e por fazer melhor campanha no campeonato ficando a recém formada equipe do Kerozene Vice- Campeão, logo apos a partida aconteceu a entrega dos troféus e medalhas. O evento  realizado pelo Departamento Municipal de Esportes com  apoio da prefeitura municipal do Congo teve a presença de vereadores e desportistas que na ocasião foram homenageados, estiveram prestigiando o evento o Prefeito Dr. Romualdo e o Vice-Prefeito Dera, na oportunidade o prefeito anunciou a todas as equipes que participaram do campeonato que esta repassando um padrão para cada equipe e que esta reformando o campo do Sitio Tapera onde será construído um vestuário e cercado o campo trazendo assim mais conforto aos atletas da comunidade também disse que os investimento estão sendo feitos na modalidade futsal com a construção de uma quadra no distrito do Carmo por fim finalizou agradecendo as equipes e parabenizando a todos pois todos são ganhadores por que quem ganha é o esporte do Município já   o vice- prefeito que é desportista disse que o futebol do Congo esta bem assistido com participação na Copa cariri e com a realização do Campeonato municipal. O diretor de Esportes também enfatizou a  alegria de esta finalizando mais um campeonato a agradeceu o apoio do prefeito e dos demais colaboradores.
 Campeão
Artileiro
Goleiro Menos Vazado
 Vice- Campeão





domingo, 16 de janeiro de 2011

Governador anuncia obras no Cariri


O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou neste sábado (15), a realização de obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga os municípios de Sumé e Congo, além do processo licitatório para a pavimentação de outras estradas do Estado. O anúncio foi feito durante o 1º encontro com os prefeitos da região do Cariri paraibano, na cidade de Ouro Velho.
O encontro contou com a participação de 14 prefeitos da região do Cariri, além dos secretários do município de Monteiro, que representaram a prefeita Edna Henrique, que está em São Paulo em tratamento de saúde.
Participaram da reunião os prefeitos da 5ª região Geo-administrativa da Paraíba: Inácio Júnior (Ouro Velho), Solange Aires (Parari), Marces Nunes (Prata), Fenelon Medeiros (Santo André), Roberto Medeiros (São João do Cariri), Eduardo Torreão (Serra Branca), Eden Duarte (prefeito em exercício de Sumé), Aristides Chaves (São João do Cariri),Romualdo Antônio (Congo), Nelson Honorato (Coxixola), José Martinho (Gurjão), João Luiz (Amparo), Iris Henrique (Zabelê) e Chico Neves (São Sebastião do Umbuzeiro). O prefeito de Cacimba de Areia, no Curimataú, também prestigiou o evento.
O governador ressaltou que a realização de encontros com os prefeitos será uma prática comum no seu governo, estabelecendo parcerias, dialogando e prestando contas da situação do Estado. Para ele, o diálogo com os prefeitos e com a população é essencial para o crescimento da Paraíba , pois será de forma conjunta que o Estado irá superar as dificuldades que enfrenta.
Ricardo Coutinho repassou para os prefeitos e para a população que foi ao Centro de Cultura Popular na cidade de Ouro Velho, a real situação financeira do Estado.
O governador falou que mesmo com as medidas duras que teve de tomar no início da gestão, a exemplo de cortes na folha de pessoal e no custeio, o Estado ainda terá um déficit de R$ 150 milhões no final desse ano. “Esse governo não mente ou engana. Prefiro ter um diálogo aberto e projetar uma Paraiba melhor”, completou.
O secretário executivo de governo Lúcio Flávio, o secretário de Agricultura Marenilson Batista(PT)  também participaram do evento. Quintans encaminhou pleitos importantes para a região como preparação dos municípios para receber as águas do Rio São Francisco, melhorias das estradas estaduais, melhoria do nível de ensino e a implantação de uma fábrica de leite em pó na região do Cariri.
Diálogo – O prefeito Inácio Júnior, anfitrião do evento, disse que é uma honra receber o governador Ricardo Coutinho no aniversário de 50 anos do município para discutir com prefeitos da região os problemas e projetos comuns. Ele ressaltou que com 15 dias de governo é hora de afinar o discurso, dialogar sobre os problemas do Estado, acreditando no trabalho que vem senod realizado pela equipe de Governo.
Inácio Júnior informou que um dos problemas do município é a situação da estrada entre Prata e Ouro Velho e a falta de saneamento básico. Ele disse que o governador se mostrou sensível a resolver essas questões.
O prefeito do município do Congo, Romualdo Antônio, comemorou o anuncio do asfaltameno da estrada ligando o Congo a Sumé e destacou que será importante para a economia do município e da região. “É importante ver o governador dialogando de forma aberta com os prefeitos e com a população. A Paraíba nunca viu isso acontecer”, finalizou.
Fonte: Portal Correio