sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sociedade Filarmônica Santa Ana Completa hoje 15º Aniversario







A Sociedade Filarmônica Santa Ana foi fundada em 1º de junho de 1997, pelo empresário José Lucas da Silva e por Braz Fernandes de Oliveira prefeito da época.
            A filarmônica teve sua primeira apresentação pública no dia 15 de Maio de 1998 data do aniversario de emancipação política do Congo, onde desfilou pela cidade causando orgulho em todos os congolenses, a segunda apresentação foi na festa da padroeira Santa Ana, no período de 24 a 26 de julho do mesmo ano.
            Nesses 15(quinze) anos de existência a Sociedade Filarmônica Santa Ana fez apresentações em várias cidades da Paraíba como: Boqueirão, Sumé, Monteiro, Boa Vista, Amparo, Coxixola, Camalaú, Bananeiras, Campina Grande, entre outras, e também em cidades pernambucanas como Santa Cruz do Capibaribe e Jataúba. Participou também de Vários encontros e festivais de bandas.    
           No histórico de conquista da nossa filarmônica estão: 2º lugar em dois anos consecutivos (2002 e 2003) no campeonato paraibano de bandas disputados na cidade de João Pessoa; 1º lugar no mesmo campeonato no ano de 2004 disputado também em João Pessoa; 3º lugar no campeonato Nacional de bandas disputado na cidade de Socorro - SP no ano de 2004; 1º lugar no campeonato paraibano de bandas disputado na cidade do Congo no ano de 2005, o que representa mais uma conquista por esta ser a cidade natal dessa filarmônica.
           O principal objetivo da Sociedade Filarmônica Santa Ana é ensinar a arte musical a crianças jovens e adultos, tirando-os das ruas, e socializado-as, tornando-os conhecedores e propagadores da nossa cultura e formando profissionais na área.
A Sociedade Filarmônica Santa Ana desde sua fundação está sob o comando do conceituado Maestro Gedeão Faustino Nunes Filho, que ao longo desses anos desempenha um trabalho que é exemplo em toda Paraíba, o que fica evidente nas conquistas da nossa filarmônica. Em 2009 a sociedade filarmônica enviou um projeto a Secretaria Estadual de Cultura pleiteado um ponto de cultura, o referido projeto foi aprovado e recebeu financiamento do Ministério da Cultura passando assim a contar com o ponto de cultura “O Som da Cidadania” que tem o objetivo de difundir entre a população do Congo o conhecimento da musica, com isso jovens e adultos tem aulas iniciais e avançadas de musicas semanalmente a Sociedade Filarmônica Santa Ana, sobrevive graças aos sócios que dão sustentação e matem a filarmônica animando as festividades da cidade do Congo e região as parcerias também vêem fortalecendo o trabalho da filarmônica a exemplo da prefeitura do Congo que vem trabalhando em parceria para levar a arte musical ao conhecimento de todos os congolenses.


Parabéns a todos os músicos, sócios, membros da diretoria por manter essa cultura viva há 15 anos e continuará por muitos anos.


































Fonte: Redação do Blog Congo Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário