quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Agricultores do Município do Congo são atendidos com corte de terras e distribuição de sementes


A Prefeitura Municipal do Congo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está realizando o corte de terras na zona rural do município, para o plantio de milho e feijão. A programação traçada pela secretaria e aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) é executada a partir de um zoneamento de áreas agrícolas e atenderá todos os agricultores.


O plantio de milho e feijão no município do Congo é iniciado tradicionalmente em meados do mês de março e desde dezembro de 2017 a Secretaria de Agricultura vem executando o corte de terras dos agricultores com dois tratores de propriedade da prefeitura.

Como as chuvas começaram a cair no município já neste mês de fevereiro e a procura por parte dos agricultores consequentemente aumentou, a gestão municipal intensificou os esforços para avançar mais rapidamente no atendimento aos agricultores e, conforme estratégia da pasta da agricultura, está disponibilizando mais um trator para dar celeridade ao programa de corte de terras, num esforço para garantir o apoio necessário à produção agrícola.

Segundo o secretário de agricultura Gilberto Pereira, a programação está sendo executada dentro da normalidade e provavelmente até o dia 20 de março toda a demanda será atendida. “O cronograma do corte de terras está dento se desenvolvendo conforme nossa programação. Porém, com a chegada das chuvas, se faz necessário mais um trator para poder acelerar o processo, e em conversa com o prefeito Júnior Quirino ele autorizou a locação de um trator para dar mais esse suporte. Conforme o calendário, todos os agricultores serão atendidos.”, afirmou o secretário.

DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES

A Unidade Operativa da EMATER no município do Congo, em conjunto com a Secretaria de Agricultura e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável-CMDRS, está realizando a distribuição das sementes de milho, feijão e sorgo doadas pelo Governo do Estado, com os agricultores e agricultoras do município. A entrega das sementes está acontecendo desde o dia 15 de fevereiro e se estenderá até o dia 23 do mesmo mês, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar.

Para receber as sementes do Governo do Estado, o município precisa ter feito a adesão ao Programa Garantia Safra, requisito atendido prontamente por parte da Prefeitura do Congo.

Segundo informações de Carlos Alexandre Batista, gerente local da EMATER, recebem as sementes de milho e feijão os agricultores que foram aprovados no Garantia Safra 2017-2018 e pagaram os boletos do referido programa. Já as sementes de sorgo são destinadas aos agricultores familiares produtores de leite. Os beneficiários devem apenas se deslocar até o local da distribuição na sede do Sindicato da Agricultura Familiar do Congo localizado a rua Senador Rui Carneiro centro Congo-PB, para pegarem suas sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário