sexta-feira, 21 de junho de 2013

O CONGO NO RITMO DO REI JACKSON DO PANDEIRO




                  O Projeto da Coordenadora Pedagógica Josenice Silva como proposta pedagógica, transdisciplinar multidisciplinar e interdisciplinar para as festas juninas das escolas municipais do Congo homenageou o centenário de Jackson do Pandeiro.
                        Considerado o maior ritmista da música popular brasileira, e de grande importância na história cultural e musical de nosso país. Seu nome de batismo era José Gomes Filho, nasceu no dia 31 de agosto de 1919, em Alagoa Grande, Paraíba. Sua mãe, Flora Mourão, era cantora de coco, e deu-lhe o seu primeiro pandeiro. Jackson do Pandeiro gostava de ser chamado de Jack em virtude dos filmes de faroeste. De Jack para “Jackson” foi uma decisão do diretor de uma rádio . Gravou seu primeiro disco em 1953, aos 30 anos de idade. Os primeiros sucessos foram : “Sebastiana”, composta por Rosil Cavalcanti e “Forró em Limoeiro” , composta por Edgar Ferreira.

Objetivo Geral do Projeto é:
Valorizar a cultura Paraibana Brasileira através do conhecimento da historia e vida de Jackson do Pandeiro.
E teve como Objetivos Específicos:
Compreender a trajetória artística de Jackson do Pandeiro relacionando sua obra a diversos conhecimentos do cotidiano escolar.
Entender como os ritmos nordestinos, a partir de Jackson do Pandeiro, penetraram em várias regiões do Brasil.
Trabalhar Temas transversais: Pluralidade cultural, Meio Ambiente, Cidadania e São João promovendo ações interdisciplinares no ensino Infantil fundamental I e II e Programas educacionais.
 O primeira etapa do projeto foi concluída na parte desta quinta-feira no Ginásio O POVÃO com Biografia, apresentações,  danças, embolada e finalizado com a quadrilha Junina Sebastiana.
  A equipe Educacional do município se dedicou ao projeto que foi um sucesso! 


  





































































FOTOS: Congo Noticias
Fonte: Projeto: São João das Escolas de JOSENICE SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário