segunda-feira, 17 de março de 2014

PJR inicia trabalhos no Assentamento Santa Catarina no Cariri Paraibano


A Escola Estadual Bento Tenório de Sousa está situada numa área de assentamento da reforma agrária denominado PA Santa Catarina na região do Cariri Paraibano. Trata-se de uma região aplainada do Planalto da Borborema, de ocupação antiga. A altitude, que varia de 300 a 500 metros, e sua situação, a sotavento das “serras” que a circundam, as zonas mais altas da divisa com Pernambuco, explicam a aridez do seu clima.


Pela sua localização, no espaço situado mais ao sul, na divisa com Pernambuco, uma área significativa do território sofre muita influência de cidade da Prata. Dentre as muitas potencialidades culturais do Cariri Ocidental paraibano, a música é a mais forte.

Terra de poetas, cantadores, sanfoneiros e pifeiros, como Zabé da Loca, a região é palco de festas tradicionais, eventos que atraem um grande público e, por isso, são considerados hoje elementos fundamentais para a geração de renda. Em Santa Catarina, há também manifestações de dança com grupos de Mazurca e Coco de roda entre artesões.

A região do Assentamento PA Santa Catarina apresenta-se como uma das mais secas do estado. Os solos pedregosos com reduzida capacidade de retenção hídrica, o índice pluviométrico baixo, as altas temperaturas e taxas de insolação anuais e a rala vegetação que ali se desenvolve, de Caatinga tipo arbustivo-arbórea aberta, já explicam por si só a fragilidade e vulnerabilidade desta zona fisiográfica paraibana.

A pré-disposição natural desta área à desertificação somada as atividades humanas desenvolvidas, através do desmatamento, da pecuária e da agricultura só tendem a agravar a semi-aridez no Assentamento. Ainda de acordo com o relatório do IPCC (2007), as regiões semi-áridas do nordeste brasileiro poderão futuramente ser atingidas por secas severas, que resultarão em situações de desastre sócio-ambiental. Deste modo, é de fundamental importância que se conheça a realidade física do mesmo visando uma convivência sustentável das comunidades locais, assegurando a preservação ambiental e evitando prováveis cenários catastróficos para a região.

Diante desse cenário, a Escola estadual de Ensino Médio Bento Tenório de Sousa – Escola do Campo surge de uma reinvindicação e luta dos jovens que nele estão inseridos e confirmam sua origem de serem forjados nas lutas pelos direitos oriundas dos movimentos sociais, em especial o MST, vem dialogando com a PJR no sentido de transcender as relações institucionais, tendo a primeira visita no assentamento como marco histórico e pedra fundamental para uma parceria próspera e duradoura.

A comunidade jovem do Assentamento Santa Catarina agradece a todos e todas que fazem parte da PJR pela oportunidade de “beber na fonte” do conhecimento de todos e todas. Esperamos que no fazer cotidiano, possamos contribuir na organização da juventude camponesa, com a mística e o fazer camponês da PJR.


 Atenciosamente, Grêmio Estudantil do Assentamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário