domingo, 12 de janeiro de 2014

FETRAF-PB REALIZA ENCONTRO REGIONAL NO CARIRI

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado da Paraíba - FETRAF-PB realizou na ultima Sexta-Feira dia 10 de Janeiro o 2º Encontro Regional para discutir a fundação de novos Sindicatos da Agricultura Familiar na região do Cariri.


 O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de São Sebastião do Umbuzeiro e contou com a presenças de dirigentes dos SINTRAFs de Zabele, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Congo, Coxixola, Prata. Estiveram presentes também o Presidente da FETRAF-PB Ednaldo Leite, o Secretario Geral Geovane Borges, Representando a Secretaria de Agricultura do Estado Miguel, EMATER-PB Antonio Alberto, Vice-Prefeita de S.S.Umbuzeiro Euda Celia, Articulador do Território Roberto Barros, Advogado  Dr. Francisco.

 Na oportunidade foi apresentado um histórico da criação dos Sindicatos da Agricultura Familiar na região do Cariri e sua atuação, que se consolida com as parcerias firmadas no território e prefeituras, Emater e outros orgão, fortalecendo o desenvolvimento dos Agricultores Familiares da Região do Cariri. De acordo com Ednaldo Leite "os Sindicatos da Agricultura Familiar vem não pra dividir a categoria mais sim pra ocupar um espaço que esta solto no apoio aos agricultores familiares" afirmou. No encontro representantes de seis(06) cidades do Cariri manifestaram ter em curso movimentos de Agricultores Familiares para fundar os SINTRAFs em seus municípios.

 ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa a aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

O objetivo do AIAF 2014 é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.  O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares.

O QUE É AGRICULTURA FAMILIAR?

A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. A agricultura familiar consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens. 

Tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos.

Em nível nacional, existe uma série de fatores que são fundamentais para o bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como: condições agroecológicas e as características territoriais; ambiente político; acesso aos mercados; o acesso à terra e aos recursos naturais; acesso à tecnologia e serviços de extensão; o acesso ao financiamento; condições demográficas, econômicas e socioculturais; disponibilidade de educação especializada; entre outros.

A agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural.

POR QUE A AGRICULTURA FAMILIAR É IMPORTANTE?

A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial. 
A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades. 


















Fonte e Fotos: Redação Blog Congo Noticias com ASCOM da FETRAF-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário