Crisólogo Pereira |
Em final de Campeonato Paulista, estádio cheio, quase transbordando de efervescência e paixão. As torcidas rivalizam-se a cantar seus hinos... Era bonito de ver e ouvir! Eu e Julipa assistíamos, a transmissão em cores pela televisão. Quando entra em campo o Sport Clube Corinthians, aplaudido pela sua inflamada torcida preta e branca. Jogadores batendo bola familiarizavam-se com o clima do jogo, antes da partida começar, o craque da camisa oito do Corinthians dar uma rápida entrevista... Entusiasma-se com o clima da torcida alvinegra. Quando entre em campo o alvinegro praiano... Daí em diante começa a efusiva “guerra” de vozes e canto! Julipa já se posicionava na cadeira, com seu ritmo cardíaco acelerado de emoção e apreensão; quando o árbitro da partida autoriza o começo do jogo, dá saída o Santos futebol Clube, com seu uniforme tradicional: camisas, calções e meiões brancos, com os viés pretos, já o Corinthians com sua camisa listrada em um preto e branco vertical, com calções e meiões pretos. E Julipa parecia uma criança já crescida, gesticulava, gritava para o time ter cuidado nas bolas alçadas na área, com o Santos já pressionando no começo do jogo, com o goleiro do Corinthians efetivando defesas incríveis.
Dando sugestão tática de posicionamento do time em campo, Julipa me interrogava: ”tu não achas o time do Corinthians muito recuado”? Não rapaz, é a pressão do jogo, o time que joga em casa tem que tomar de princípio iniciativa e encurralar o adversário para a defesa. “Mas não é normal, o Corinthians jogar só na defensiva e aceitar esse tipo de pressão”.
Mas o jogo foi aos poucos se equilibrando, e no segundo tempo, o Corinthians começa a sair da defesa, tomar iniciativa e mostrar o time grande que é. “Tu estás vendo agora, o jogo tomando outro rumo, com o Timão pressionando o Santos, indo ao ataque e se expondo aos contra ataques do adversário.” No final o Corinthians triunfa, e eu me converti, a emoção me contagiou a ser corintiano e tão puro se sentira nesse instante.
Acorda rapaz, vamos comemorar! O jogo acabou só a emoção continua em preto e branco, pois o Corinthians é o novo Campeão. Adormecesse e não viste a televisiva festa na Vila que a torcida fez, e agora se estende país afora inundando de preto e branco em uma mistura de suor e raça, emanando das arquibancadas a efulgência de trinta milhões, desta República Popular Denominada Corinthians.
Autor: Crisólogo Periera dos Santos, Congo -
Paraíba.19.05.2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário