terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

COCHONILHA DO CARMIM E CONVIVENCIA COM O SEMIARIDO

Preto de Porcina /Foto Sintraf  Congo
         A cochonilha do Carmim, Dactylopius opuntiae, é um inseto que se alimenta da seiva das plantas e além de sugar a planta, a cochonilha também pode introduzir vírus ou toxinas que deixam à planta amarela e murcha podendo destruir a palma forrageira dentro de poucos meses se não for combatida rapidamente.

        A melhor forma de identificar a praga é verificando a presença de flocos brancos (colônias) nas raquetes da palma. Ao esmagar as colônias há a liberação de líquido avermelhado.

Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
Foto Sintraf Congo
O controle desta praga tem demonstrado pouca ou nenhuma eficiência, uma vez que nossos palmais já foram quase que totalmente dizimados, causando um prejuízo incalculável para a pecuária do cariri paraibano, pois a palma forrageira era uma reserva estratégica dos nossos pecuaristas para utilização no período de seca, fenômeno natural no semiárido.Temos que buscar alternativas para superar o problema da Cochonilha do Carmim, como por exemplo, plantar variedades de palma forrageira tolerante a Cochonilha do Carmim, quando tiver chuva suficiente para produção de forragem fazer armazenamento através da fenação e ensilagem da matéria verde que se encontra em abundância para utilizar no período de escassez, buscar valorizar culturas nativas na alimentação animal, como por exempla a maniçoba em forma de feno ou silagem, a jureminha, o mata pasto, dentre outras que são culturas riquíssimas em proteínas e energia, tem ainda a vantagem de rebrotar rápido logo nas primeiras chuvas dando um suporte forrageiro de qualidade, porem têm sido pouco ou nada utilizados em nossa região.
O Agricultor Familiar Preto de Porcina que reside no Sitio Conceição zona rural do Congo/PB, disse "essa doença da palma veio pra acabar com todo rebanho, porque era só o que tinha pra dar aos animais e agora com essa situação o que é que vamos fazer" o agricultor informou que quando descobriu a cochonilha em sua plantação de palma "foi apenas em uma folha tinha uma pintinha branca e no outro dia já estava em mais de dez pé". 

Para Zé Viana "da pena ver a palma morrer sem agente poder fazer nada para combater e com isso o nosso gado também vai morrer".

A unidade operacional da Emater/PB no município do Congo esta em parceria com o SINTRAF -Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Congo desde do ano passado esta divulgado e organizando os agricultores familiares para armazenarem forragens para seus animais. Para o Gerente da unidade da Emater no município o Extensionista Rural I Carlos Alexandre " só com a conscientização e a difusão de novas tecnologias é que podemos dar aos nossos agricultores familiares uma melhor convivência no semiárido".

Fonte: Congo Noticias com Carlos Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário