Na manhã desta quarta-feira dia 28 de março, aconteceu na cidade de Monteiro-PB, um Seminário do Projeto de Artesanato, promovido pela COOPAGEL em parceria com o MDA e participação de representantes de associações e dos SINTRAF’s de Congo e S.S do Umbuzeiro.
No referido evento foi possível ver exposições da renda renascença, artesanato, castanha e ainda a novidade que movimentou o encontro a Vassoura de Garrafa Peti apresentada pelas Senhoras da comunidade do Riacho do Algodão zona rural do Município do Congo, que foram varias vezes citadas nas falas do s organizadores e convidados pela inovação e conscientização do meio ambiente.
A representante da Coopagel (Cida), falou da construção de um espaço para a comercialização dos produtos artesanais e da agricultura familiar, que será implantado na cidade de Sumé e que beneficiará o cariri, neste espaço terá também um lanchonete com alimentação natural livre de agrotóxicos, e esclareceu aos presentes que para participar desta exposição é preciso apenas se cadastrar e levar os seus produtos.
Já Lucas Xavier do MDA, parabenizou os presentes pelos trabalhos e falou da importância da família na agricultura e principalmente da participação da mulher e do artesanato para ajudar em época de seca, informou ainda sobre o mutirão de documentação, e o período de inscrição para a 8ª Feira da Agricultura Familiar em Brasília e que entre os presentes a representante da Renda Renascença estará lá, representando o Cariri.
Entre as artesãs Dona Carmelita um simpática senhora de S.S do Umbuzeiro disse: ”Mulheres organizadas vencem tudo, tudo precisa de organização e união e que a mulher deve ocupar todos os espaços”.
Foi finalizado o Seminário com uma breve apresentação sobre o Empreender Mulher. Que ficou agendada o próximo encontro para abril com data a definir.
Redação e Fotos: Congo Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário