segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Festival de Cinema - III CINE CONGO de 10 à 13 de Novembro

Cine Congo apresentará esta semana mais de 100 filmes e homenageará atores globais

O Festival de Cinema do Congo foi criado a partir de uma Mostra de Cinema, realizada em 2009, pela ACCON – Associação Cultural do Congo. A Mostra tem como objetivo exibir as produções realizadas no Estado a toda população da Cidade, que antes não tinha acesso ao produto audiovisual.

Este ano o Festival tem com o tema: “Revelando as Paraíbas”. Através do CINECONGO, o interior entra em contato com a extensa produção do audiovisual, caracterizando acessibilidade de diferentes grupos, como oficinas, palestras, seminários, fórum, mostras em escolas, reunindo um grande número de filmes e de pessoas de todas as Regiões e Estados que querem falar de cinema. O Festival é hoje um espaço para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação de novos festivais pelo Estado.

Para este ano, foram 110 filmes inscritos, sendo 52 Paraibanos, entre documentário, ficção e minuto, e 58 filmes de oito estados brasileiros, entre documentário e ficção.

Homenagens

Serão homenageados no Festival CineCongo 2011 o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que receberá o Troféu Ricardo Duarte pela Contribuição ao Cinema Brasileiro. Luiz Carlos estreou como ator de cinema interpretando o cangaceiro Lampião em "Baile Perfumado", de Lírio Ferreira e Paulo Caldas (1997), pelo qual ganhou o prêmio de melhor ator Coadjuvante da Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA).

Na televisão, ele teve participação na novela Senhora do Destino e em séries. Gravou no interior da Paraíba a microssérie da Rede Globo Pedra do Reino; em 2008, interpretou o jornalista Ivan na minissérie Queridos Amigos, da TV GLOBO. Seu novo trabalho será na nova novela das seis “A vida da gente”, onde interpretará Renato o pai biológico de Alice (Sthefany Brito) ex-alcoolatra, que está há cinco anos em reabilitação, porém, ao contrário da mãe, é afetuoso e sensível. As cenas ainda não foram ao ar.

A atriz Marcélia Cartaxo também será homenageada. Esta, com o “Espaço Marcélia Cartaxo”, na Pousada Paraíso da Serra, no dia 13 de novembro, às 15h00. Marcélia Cartaxo tem atuado em vários filmes e novelas. No cinema teve destaque no filme A hora da estrela, baseado no romance de Clarice Lispector, que lhe rendeu vários prêmios, inclusive Urso de Prata no Festival de Berlim. Outro papel de destaque foi a prostituta "Laurita", ao lado de Lázaro Ramos no filme Madame Satã. Seu mais recente trabalho foi na novela das Sete “Aquele Beijo”, de Miguel Fallabela, onde interpretou Damiana.

Expectativa

Estão sendo esperados que mais de 2.000 pessoas participem do Festival, durante seus quatro dias de realização, 10 a 13 de novembro. Para saber mais sobre o Festival os interessados devem acessar o blog, onde você encontrará também toda a programação do festival outras informações acessem : http://www.cinecongo.blogspot.com/.

"Realizar este ano o terceiro Festival de Cinema do Congo, é uma satisfação por saber que a cada nova edição, há um novo desafio, por sabermos que estamos contribuindo para a produção, exibição e difusão do cinema produzido na Paraíba. Um cinema realizado muitas vezes com esforços pessoais e coletivos", disse o diretor do evento, José Dhiones.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário