terça-feira, 19 de julho de 2011

Lançamento do Pontão de Cultura do Cariri Paraibano

 
Na manhã dessa terça-feira, 19, o Cariri paraibano estava em festa devido o evento de lançamento do Pontão de Cultura – Cariri Território Cultural, que aconteceu na sede da ULT – Universidade Leiga do Trabalho, em Taperoá.

O Pontão será um marco no desenvolvimento cultural da região e funcionará em quatro núcleos: Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão. Cada núcleo será responsável por nove cidades circunvizinhas e contará com um kit multimídia, onde serão desenvolvidas ações de cultura e comunicação, como forma de integrar os municípios da região no processo de preservação e valorização da cultura local.

Participaram da mesa de autoridades, o secretário de Cultura do Estado, Chico César, representando o governador Ricardo Coutinho; o secretário da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista; Rosa Correia, representante do SEBRAE; Balduino Lelis, reitor da Universidade; os representantes dos núcleos de Taperoá, Serra Branca, Boqueirão, e representando a prefeita de Monteiro, o secretário de Cultura e Turismo, Edcarlos Farias.


Para Edcarlos, o Pontão será um meio importante para desenvolver ações que contribuam na construção de um processo de união dos municípios caririzeiros, visando à preservação da cultura local. Ele acrescentou que a participação de todos é de fundamental importância para uma boa continuidade do projeto.


“Não apenas as esferas governamentais devem participar do Pontão, as associações culturais, os agentes de cultura, os grupos e artistas têm que se integrarem nesse processo de construção. A prefeita Edna Henrique ficou feliz por Monteiro ser um dos núcleos a atender a região. A proposta é trabalhar unidos com os demais municípios visando o progresso e o desenvolvimento cultural local”, declarou Edcarlos.


O núcleo de Monteiro atenderá os municípios de Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Sumé, Prata, Ouro Velho e Amparo. O evento contou com a presença de diversos prefeitos, secretários municipais, agentes culturais, representantes de instituições governamentais e não-governamentais.

   
A ULT – Universidade Leiga do Trabalho, representada por Balduino Lelis, é o proponente do projeto, que conta com os seguintes parceiros: Ministério da Cultura, Governo da Paraíba, SEBRAE, AMPPARE, CEFAR, UFPB, UEPB e Prefeituras caririzeiras.


Vitrine do Cariri
Ascom / Midia10

Nenhum comentário:

Postar um comentário