quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

GRUPO DE IDOSOS FAZ MOBILIZAÇÃO PARA O CARNAVAL NO CONGO


A coordenadora do grupo de idosos Amantes da vida, do município do Congo a médica Mercia Urquisa Herculano, natural de Pombal/PB, vem desempenhando um ótimo trabalho de promoção de saúde e conscientização dos direitos da pessoa idosa no nosso município.
“Não conhecia a região do Cariri, mas logo que cheguei ao Congo, me encantei com a cidade e, principalmente, com seu povo’’, disse a médica que veio para trabalhar no PSF desta cidade, EM 2007. Dedicada à saúde coletiva, em menos de cinco meses, liderou um trabalho em prol do idoso. Este trabalho que constou de ações como: Tarde com os avós, com crianças da creche, Quinta feira de Cinema, Dicas de Saúde na Congo FM, Peças teatrais e trabalhos nas escolas, festas no clube 15 de Maio, foi apresentado em João Pessoa, recebendo elogios dos demais participantes, pela intersetorialidade das ações e por elevar a auto-estima dos Idosos.
A Drª. Mércia esteve afastada por um ano, porém está de volta ao Congo e, novamente em cinco meses, junto com os demais membros das equipes de saúde do PSFs conseguiu formar o grupo de idosos que coordena. Várias ações foram realizadas: ações educativas, atividades físicas (com o apoio do NASF), duas serestas (com apoio da secretaria de saúde, da Secretaria de Ação Social, da igreja, do clube, enfim, da população congolense). “Fico feliz aqui porque recebo o carinho das pessoas e vejo a alegria e o reconhecimento do nosso trabalho. E este é um trabalho das equipes de saúde da família, que existem, não apenas para curar, mas, principalmente, para buscar saúde, para prevenir doenças ou suas complicações”.
Para 2010, o grupo Amantes da Vida coordenará o Carnaval de rua, prometendo ruas ornamentadas, carro alegórico, desfile de blocos e frevo no Povão. Será um carnaval para todas as idades, porém, conduzido como nos bons tempos... Precisamos ensinar aos mais jovens o que é um carnaval sadio”, diz uma integrante do grupo. Teremos um abre alas com o carro alegórico e as três alas: a 1ª, dos Amantes da Vida, outra ala com os pequenos Amantes da Vida e, ainda outra, com os apoiadores dos Amantes da Vida. Contamos com o apoio de todos: dos Jovens, das famílias e a parcerias da Ação Social, Educação, Cultura, Prefeitura Municipal, entre outras.
A concentração será no Auditório, às 4 horas da tarde. E o percurso, pela rua Ministro José Américo, Senador Rui Carneiro terminando no ginásio de Esportes O Povão, onde ao som de marchinhas e frevos a folia continua.
Para a nossa reportagem, Dra Mércia falou sobre a política da saúde do homem, que vem sendo implementada no Congo com reuniões mensais, palestras, prioridade de atendimento. E lamenta: “o homem precisa aprender a prevenir doenças, mas é muito resistente às reuniões...” A médica salientou que este ano as ações de saúde serão expandidas para a zona rural do município. E que contará com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.
FONTE:
ASCOM: SEMAS CONGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário