quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Paraibanos participam da Semana de Ciência e Tecnológia




              Cerca de 400 produtores rurais participaram segunda feira da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Campina Grande. O evento foi até a  quarta-feira, dia 31, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel. Soluções inovadoras, com uso de tecnologia sustentável e acesso a linhas de crédito foram alguns temas  discutidos no evento.


           O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, abriu seu discurso informando que o evento será um grande encontro de conhecimento. Luiz Alberto falou da assinatura do novo convênio entre o Parque Tecnológico e o Sebrae para desenvolverem mais incubadoras mistas de ciência e tecnologia na microrregião da Borborema.

          “Este convênio alcança os diversos territórios onde são trabalhados os temas. Todo negócio requer que o empreendedor agregue inovação às metas como questão de crescimento”, disse. Luiz Alberto ainda falou que o evento serve para trocar informação entre os municípios e, assim, os territórios possam, cada vez mais, ter a sua sustentabilidade garantida.

Algumas linhas de crédito também foram expostas aos participantes na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Representantes de bancos e do Ministério da Agropecuária e Pesca (Mapa) mostraram seus principais produtos financeiros. O público do evento é variado, mas como são os projetos do Territórios da Cidadania da Borborema, grande parte são produtores do agronegócios ou da agroecologia.

Na solenidade de abertura da Semana, estiveram presentes o Secretário de Ciência e Tecnologia do município, Emir Candeia, o secretário de interiorização do Estado, Fábio Maia e o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim. A primeira palestra foi “Eu posso vencer! Eu acredito!”, com o psicólogo Rossandro Klinjey. Em seguida, o diretor do Departamento de Economia Agrícola do MAPA, Wilson Vaz de Araújo, explanou sobre o “Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC)”.

Redução de emissão de gases
De acordo com Wilson Vaz, o ABC, que é um programa para a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa na agricultura, pode ajudar a Paraíba a recuperar áreas degradadas e sistemas de integração. “Foquei no programa que possui também uma linha de crédito acessível para os produtores rurais”, falou Wilson Vaz.
O programa está sendo estruturado em âmbito estadual, em consonância com o plano federal. Serão oferecidos capacitação e treinamento aos interessados. “Esta linha de crédito tem aplicabilidade de acordo com as especificidades locais. Ela pode ser adquirida por qualquer pessoa, desde que seja produtor rural ou cooperativa agropecuária”, concluiu.
Fontes:Inter Jornal 
Congo Noticias




Agricultores Familiares do Congo/PB











Pescadores do Congo/PB

Oficina de Aquecedor Solar e Fogão Solar 


Oficina de Hidroponia



Sistema Simplificado de Aquecedor Solar 
















Visita ao SENAI

Poste Solar 

Casa Ecoeficiente 





Dessalinizador
































































 















Fotos:CONGO NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário